segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gays e HQs


Não é segredo nenhum que a homossexualidade é utilizada de diferentes formas nos diferentes meios de comunicação. No cinema os personagens gays normalmente são apenas coadjuvantes, exceto é claro nos poucos filmes que abordam o tema com totalidade como Brokeback Mountain e Imagine Eu e Você. Na televisão o personagem gay é taxado como caricato e em muitas ocasiões (nas novelas principalmente) muito fechados e reclusos em relação a sua escolha.

Mas o interessante mesmo é ver os personagens gays ganhando espaço com mais clareza dentro dos HQs, que em sua maioria são lidos por jovens.

Os X-Men (Marvel Comics) desde sua criação têm como tema principal a intolerância humana acerca daquilo que é diferente, ou seja, os mutantes lutam para sobreviver num mundo onde sofrem absurdas hostilidades por serem diferentes. Tudo bem que existem pessoas que dizem que os mutantes da história são apenas uma desculpa para abordar o tema homossexualidade, já que os poderes se manifestam na adolescência e alguns dos heróis acabam sendo excluídos até mesmo pelos pais.

Os homossexuais em geral se identificaram com a revista (com ou sem a intenção de Stan Lee associar homossexuais com mutantes), mas ainda reclamavam que não existiam heróis assumidos no elenco. Então eis que surge o primeiro deles: Estrela Polar.

Conhecido também como NorthStar, o personagem canadense foi criado por Chris Claremont e John Byrne e somente se assumiu quando sua equipe de mutantes, a Tropa Alfa, salvou um bebê contaminado com o vírus HIV. A partir desse momento Estrela Polar Passou a fazer campanhas contra a AIDS em suas histórias. Pouco tempo depois passou a fazer parte oficialmente dos X-Men e até mesmo teve uma certa aproximação com um dos alunos do Instituto Xavier.

Além de Estrela Polar existem ainda outros personagens gays dentro do Universo Marvel, principalmente nas histórias dos Fabulosos X-Men:

*Anole – um adolescente comum tirando o fato de ter a aparência de uma espécie de camaleão. Se tornou líder do novo esquadrão Alfa, seguindo os passos de Estrela Polar, de quem ficou muito próximo. Não demorou muito para virar o queridinhos dos fãs.

*Karma – a vietnamita Xi'an Coy Manh, professora dentro do Instituto, sempre foi assumida e por um tempo teve uma amor platônico por Kitty Pride (Lince Negra).

*Graymalkin – uma das últimas aquisições da equipe mutante. Aos 16 anos foi surrado por seu pai, que descobriu que ele era gay, o enterrando vivo em seguida. Graymalkin acordou 200 anos depois graças a suas habilidades. É um ancestral direto do prof. Xavier. Encontrou um ombro amigo em Anole.

*Mística – umas das favoritas de muita gente. Teve um caso com a mutante conhecida como Sina na mesma época em que adotou Vampira. Recentemente teve um caso com Bob Drake.

*Colossus – esse foi uma surpresa até mesmo para mim. Piot’r Rasputin esteve anos em um relacionamento com Kitty Pride, mas revela ter um interesse peculiar pelo companheiro de equipe Estrela Polar. Mas nos quadrinhos não passa de amor platônico. (Oh novelinha das seis)

Dentro do Universo Marvel existem ainda mais alguns, mas não vou citar todos aqui. Ao que pude constatar as outras editoras não abordam o tema em suas histórias.

Se tratando da editora DC, levante a mão quem nunca ouviu alguma piada ou teoria sobre o relacionamento entre Batman e Robin. Durante anos o relacionamento do dois foi analisado pelos fãs, mas a resposta da editora nunca mudou “eles são héteros”. Ainda assim a imagem deles como um casal é difícil de se ignorar, ainda mais com as gracinhas que os novos desenhistas andam colocando na saga Asilo Arkan. Em uma das cenas o vilão Coringa (Joker) passa a mão na região traseira do Homem-Morcego e logo em seguida solta uma pergunta para Robin "já está depilando as pernas?". Depois dessa nem precisa dizer mais. Santa dúvida, Batman!

Depois dessa quase análise os parabéns ficam mesmo é com a editora Marvel por retratar seus personagens sem estereótipos e mostrando que mesmo alguns deles sendo mais diferentes que os outros, ainda são pessoas normais com relacionamentos normais (pode trocar para conturbados se preferir... hehehe).

11 comentários:

Rodrigo Alencar disse...

Caraca velho, vc tava sumido hein. Mas também voltou com tudo. Ficou muito legal o texto. Eu nem sabia que a Mística teve um caso com a Sina (to pasmo). Abração cara. Vê se não some!

Diego Alves disse...

Que show cara! Esse post ficou bem a sua cara mesmo. Preciso procurar essas HQs mais recentes pra saber o que está acontecendo. Falow!

Fernanda Vermon disse...

Lindo, que saudade de vc. Babado esse da Mística e do Colossus hein. Nem tava sabendo dessa saga nova com o menino lagarto. Valew pelo toque, vou procurar. Bjos lindo! '_' S2

Hugo Valente disse...

Nossa, X-Men na veia hein. A Marvel caprichou nessas últimas sagas. O Anole pra mim é um dos novos favoritos. Abração.

Emily Vicentini disse...

A Raven dando uns amassos com o Bob, caraca ela ta bem na fita hein.

Conrado Castro disse...

Totally awesome! Acho que não tem histórias mais elaboradas e interligadas com outros heróis que os X-Men. Todo mundo já lutou do lado deles (sejam eles ht, homo ou bi). Só sei que eles são os melhores que já foram criados. Uhhhuuuuuu!!

Catarina Rangel disse...

Gente to besta com o Colossus. Deve ter deixado a Kitty de boca aberta. E olha que ele sempre teve aquela pose de machão. Surpresa total.

Gizele Bresolin disse...

Nossa Baby, ficou muito dez esse post. Vê se não some de novo hein. Bjão! S2

Thalita Santos disse...

Como que ninguém ainda comentou sobre a dupla dinâmica gente? Mesmo com a DC falando que eles são ht todos ainda temos nossa dúvidas em relação aos dois. Eles vivem naquele casarão, raramente tem um caso com mulheres. E olha o que aconteceu com o Tim Drake (o 1° Robin), como Nightwing ele ta parecendo um travesti com aquela roupa e aquele cabelo estranho (nada contra), maa é um ponto a mais para ser comentado, não é mesmo. Mas em caso deles serem mesmo, sorte dos rapazes de Gotham City.

Arthur Soares disse...

É o Batman é meio suspeito, mas outro que também deve ser chegada é a Mulher Maravilha, afinal ela vem de uma ilha só de mulheres, huahuahuahauauha

Thiago Justino disse...

O Anole realmente agradou a gregos e troianos. Mesmo quem não é gay achou legal, pelo fato dele ser meio despojado e estar sempre confiante apesar de tudo. Ele tem o espírito X-Men (hauaha)